Enogastronomia

La Farofa brasiliana

farofa

La “Farofa” di Deborah Jappelli direttamente dal Brasile.

Continuando a parlare di Mandioca, non si puó non iniziare con la “Farofa” , ossia uno degli accompagnamenti piú comuni della gastronomia popolare brasiliana.
La farofa é fatta con la farina di mandioca, che viene mescolata a vari ingredienti differenti, un po’come il cous-cous. In Brasile si trova in sacchetti come quelli della farina, é piú fine o piú grossa, cruda o giá abbrustolita.  La farofa puó essere preparata in maniera semplice, con aglio, con uova, con bacon, o con un misto di ingredienti, quando la si vuole piú ricca.
Tra i tanti altri ingredienti possibili, ricordo i piú usuali:  mais, salsiccia, prezzemolo, cipolla, cavolo, banana, pomodoro, piselli,  peperoni, uvetta, mela. La preparazione é semplicissima: una volta scelti gli ingredienti,  si fanno rosolare in olio o burro, nel caso di aglio e cipolla si lasciano colorire, il bacon e la salsiccia si lasciano friggere nel proprio grasso, le uova si fanno come le scramble eggs; dopodiché si aggiunge agli ingredienti la quantitá di olio o burro necessaria a dare un pó di umiditá alla farina, e si aggiunge quest’ultima, mescolando e lasciandola abbrustolire al punto giusto.
Il risultato é una farina saporita, grossa, che si affianca al riso e a piatti di carne, pollo, preferibilmente con sugo.
Il sapore é difficile da descrivere, ma assomiglia a un pane, e prende il gusto degli ingredienti con cui é fatta.  L’aspetto é allegro e colorato, e si possono inventare molte altre combinazioni.
Io amo fare il pollo disossato ripieno di farofa, che é una delizia. Il valore nutrizionale della farofa dipende dagli ingredienti, ma approssimativamente é di  400 calorie/ 100 gr, con 80.3 gr di carboidrati, 2.1gr di proteina, e 9.1gr di grassi.

A “Farofa”

Continuando a falar de Mandioca, não podemos não iniciar com a “Farofa” , ou seja um dos acompanhamentos mais comuns da gastronomia popular brasileira.
A farofa é feita com a farinha de mandioca, que vem misturada com varios ingredientes diferentes, de uma forma parecida com o cous-cous maroquino. No Brasil a farinha de mandioca é comercializada em saquinhos como a farinha de trigo, existe mais fina ou mais grossa, crua ou já torrada.

A farofa pode ser preparada simples, como a de alho, de ovos, de bacon, ou com uma mistura de mais ingredientes quando queremos um prato mais rico e especial.

Entre os outros possiveis ingredientes vou lembrar os mais usados: milho, lingüiça calabresa, salsinha e cebolinha, couve, banana, tomate, pimentão, passas, maça.
O preparo é simples: uma vez escolhidos os ingredientes ,  os que precisam são corados em oleo ou manteiga, os ovos são preparado como ovos mexidos bem picadinhos, o bacon ou linguiça são fritos normalmente;  depois é acrescentada a farinha com a quantidade de oleo necessaria a deixá-la não totalmente seca, e é deixada torrar ao ponto certo.
Por ultimo os ingredientes que não necessitam de fritar, como salsa e cebolinha.
O resultado é uma farinha saborosa, grossa, que acompanha arroz, feijão e pratos de carne e frango, preferivelmente com molhos.
O sabor é dificil de descrever, mas parece com um pão, e adquire o sabor dos ingredientes que leva. O aspecto é alegre e colorido, e podemos inventar muitas outras combinações.
Eu amo fazer o frango desossado recheado com farofa, que é delicioso.
O valor nutricional da farofa depende dos ingredientes, mas aproximadamente é de 400 kal/100 gramas, com 80.3 gr de carboidratos, 2.1 gr de proteina e 9.1 de gorduras.

Deborah Jappelli dal Brasile

Sono un’ Italiana che ha scelto il Brasile al quale, per motivi che ancora non ho scoperto, appartengo nell’anima. Vivo ad un ora da Rio de Janeiro, sull’ altopiano di Petrópolis, la cittá Imperiale sede del palazzo d’ estate di Dom Pedro II. Questa regione é conosciuta come “ La Valle dei Gourmets” , meta di turisti dal Brasile intero e stranieri, e di abitanti di Rio, che vengono a trascorrere i fine settimana nelle loro case di campagna e a godersi il clima fresco e la buona cucina. Qui ho un centro cinofilo, con varie attivitá che collegate ai cani, e un bar e ristorante che si chiama Breeders’ (per l’appunto “allevatori” in inglese).
La mia rubrica è : ” Sabores do Brasil “

Deborah Jappelli do Brasil

Sou uma Italiana que escolheu o Brasil, ao qual, por motivos que ainda não descobri, pertenço  na alma. Moro à uma hora do Rio de Janeiro, na região serrana de Petrópolis, a cidade Imperial, sede do palácio de veraneio de Dom Pedro II. Esta região é conhecida como “Vale dos Gourmets”, e é destino turístico e de fim de semana de muitas pessoas do Rio que aqui tem as casas de campo, e que gostam de curtir o clima agradável e a boa comida. Aqui tenho um Centro Cinófilo, com diferentes atividades ligadas ao mundo dos cães, e um restaurante & delicatessen que se chama Breeders’, (exatamente, criadores em inglês).

Sabores do Brasil

Conhecer o Brasil através da sua cozinha.

Esta nossa coluna, direcionada a um público estrangeiro, mas não exclusivamente tal, tem como objetivo exatamente mostrar o Brasil que muitas pessoas não imaginam existir. Infelizmente, os que até hoje foram ícones deste maravilhoso país que eu tanto amo, foram só algumas das coisas nas quais o Brasil ganhou fama: música, em particular samba, futebol, carnaval e mulheres bonitas. Estes são fatos. Mas tem muito mais. E na gastronomia, poucos conhecem e, talvez aqui no Brasil mesmo, muitos desconhecem a variedade, as possibilidades e a excelência da cozinha brasileira. Muitos turistas voltam para os países de origem achando que o Brasil na mesa é só arroz, feijão, churrasco e feijoada. Nestas paginas iremos mostrar um pouco da cor, da história, dos aromas e dos ingredientes que dão o verdadeiro sabor ao Brasil. Iremos fazer isso conversando com as pessoas, visitando lugares, entrevistando Chefes de cozinha, apresentando ingredientes, enfim: observando e compartilhando emoções e sabores deste enorme e lindo País.

http://breederscafegourmet.blogspot.com/

E-mail: deborahjappelli@gmail.com

 

Debhora_Jappelli

About the author

user

Add Comment

Click here to post a comment

Categorie Notizie